quarta-feira, 4 de abril de 2012

Primeira professora: Ruth Soillet de Oliveira Lima


  
Profª Ruth Soillet -  abraçando Manoel Vicente - centro da cidade
Foto colaboração Profº Antonio Arcanjo dos Santos

Ruth Soillet de Oliveira Lima, filha do Tenente Gabino Soillet e Hilda Palma Soillet ambos do Rio Grande do Sul, nasceu em 23 de Fevereiro de 1.926 em Campo Grande, estudou no colégio interno “Nossa Senhora Auxiliadora”, onde concluiu o ginásio em 1.943. Passou quatro meses fazendo curso com professores vindo de São Paulo. Em 1.944 prestou concurso para professora federal e, sendo aprovada, ficou em disponibilidade, chegando a nossas terras no mesmo ano.
Em dez de Maio de 1.947, Ruth se casa com Laurentino de Oliveira Lima, que pertencia a uma família tradicional de Mato Grosso. Foi morar na fazenda Rodeio, que era do senhor José Oliveira Lima e Eleonora M. de Lima. Ambos foram convidados para trabalharem em Xavantina. Ruth trabalhava como Professora e Laurentino como Exator.
O prefeito de Três Lagoas, Marcolino Carlos de Sousa (Jataí10 de abril de 1906 – Três Lagoas, ?) foi um pecuarista e político brasileiro, tendo sido prefeito de Três Lagoas. Filho de José Carlos de Queirós e de Maria Querubina da Luz casou-se com Diva Garcia de Sousa e teve um filho, Cláudio. Elegeu-se exercendo sua função de prefeito entre os anos de 1947 e 1951. Marcolino Carlos de Sousa instalou o serviço de abastecimento de água em Três Lagoas por meio de um empréstimo de Cr$2.000.444 (dois milhões e quatrocentos e quarenta e quatro cruzeiros) com a Caixa Econômica Federal, pagos durante vinte anos.
Foram, em sua administração, reparadas todas as escolas, assim como instalou-se uma nova escola municipal no bairro Aviação. Marcolino Carlos de Sousa foi o responsável, também, pela criação do Departamento Municipal de Estradas de Rodagem (DMER), com o fim de elaborar o Plano Rodoviário Municipal e permitir sua revisão periódica, assim como conservar as rodovias municipais.  
Mandou fazer a escola em nosso município que levou quatro meses para ficar pronta. Já de início foram matriculados 50 alunos, e com muita coragem, iniciaram uma nova vida e uma etapa importantíssima em nossa história.
Poderia contar muitas passagens da sua vida em Xavantina que lhes deram muitas alegrias. Muitas e excelentes são as lembranças que nosso povo tem da Professora Ruth e seu trabalho.
No ano de 1.964, a Professora Ruth e sua família mudam-se para Campo Grande para continuar os estudos dos filhos. Mesmo distante, nunca se esqueceu de nossa cidade.




7 comentários:

Clarice Villac disse...

Interessantes essas histórias !
Que tal entrevistar algumas pessoas que foram suas alunas ?
Poderia servir como estímulo aos professores e alunos de hoje em dia...

Unknown disse...

jose mattos,ve pra min se alguém tem notiçias do proffessor elicio ele dava aula em uma escola ruaral na estrada de brasilãndia em 89 tenho curiosidade de saber notiçias dele...obrigada

Jose Mattos disse...

Boa tarde. Primeiro gostaria de saber seu nome, se foi aluna dele, coisa assim. Segundo - me da mais detalhes sobre o Professor Elicio para que eu possa verificar pra você: como ele era, se tinha irmãos, nome do pai ou da mãe dele. Ai vejo se esse Professor Elicio a qual você se refere é o mesmo que conheci.

Anônimo disse...

desculpe o atraso jose mattos...sim eu fui aluna dele ate 1990..
meu nome é celia de souza gois
a irmã dele acho q se chamava eledir trabalhava no alfreddo supermercado...ele morava ai na saida da cidade...é um moreno..
muito gente boa e fez parte da minha educação...não só eu mas duas alunas dele quer saber noticias dele...é silvana moreira dantas...e maria aprecida moreira dantas...nós moramos na mesma cidade...obrigado aguardo anciosa...

Jose Mattos disse...

Foi quem imaginei. Mas precisava ter certeza de que se tratava realmente da mesma pessoa. o Elicio foi meu amigo de sempre - me ajudou muito quando tive meu filho internado em Pres. Prutente-SP. Ele faleceu ano passado, infarto fulminante enquanto dormia. Foi muito triste pois se tratava de um grande amigo. Mas a vida é isso.

Gostaria de ter respondido de maneira diferente. Mas não é possivel.
abraços

Unknown disse...

nossa que triste....que perda..mas valeu e muito obrigadao jose matos....admiro seu trabalho....

Rosa/teco disse...

Dona Rut foi professora de meu esposo TECO filho de João Carlos e de Ilidia Maria da Silva.

UFC - União Futebol Clube - Março/1992 - Estádio Muncipal Joauim Candido da Silva - Brasilândia/MS

  Em pé: Indio, Valter Branco, Zé de Mattos, Zé Carlos, Vander Qauio, Pedrinho, Chicão. João Carlos e Salomé. Abaixados: Nivaldo , Valter Gr...