terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Escolinha de Palha 3 - Marques Neto


Escolinha de palha na Colônia dos Vicentes 1965, crianças da época, Prefeito Marques Neto e o Professor* que não me lembro o nome. 



Foto - Jose Matos e amigos de Xavantina (Santa Rita do Pardo-MS) Escolinha de palha na Colônia dos Vicentes 1965, crianças da época, Prefeito Marques Neto e o Professor* que não me lembro o nome.
Grande festa e alegria das crianças e dos pais que viu nascer a luz das letras e minha emoção em soluços. As crianças estão exibindo um santinho meu, e, em minha homenagem foi servido um belo almoço dos nossos lá da roça.
Essas crianças hoje o mais novo deve ter 60 anos. Os moradores construíam o Rancho de palha e eu levava as carteiras, lousa, e todo material para a alfabetização.

Coloquei também uma escolinha lá no chamado Raimundo, que não sei mais onde é e não tenho fotos. Na sede do Distrito tinha um Grupo Escolar velho de Taboa abandonado, eu reformei e coloquei todo o material necessário e tive a alegria de matricular 66 crianças em duas salas de aulas.
Não tenho fotos o tempo era corrido e meu fotografo não me acompanhou, mas será que ai não tem ninguém que se lembre de ter estudado nessas escolinhas, pois eram famílias antigas de Xavantina. Não tenho saudades do meu sofrimento, mas tenho orgulho de ter amado essa gente e essas crianças. Hoje aos 82 anos, tenho a consciência que fiz mais que o dever. Fiz a alegria de uma gente abandonada nesse sertão bravio.
(Marques Neto)

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu acredito que o tal Raimundo citado é o meu avô Raimundo Candido de Araujo, um dos pioneiros de Xavantina !!

Jose Mattos disse...

Boa tarde, quem é você que apareceu aqui como anonimo? Seu avô Raimundo tinha sitio por aqui também? quem sabe pode ser sim.

Abraço

José Mattos

Dinha Barbosa disse...

olha anonimo entao vc è meu primo filho (a)tia Ernestina sou filha
D Matilde



UFC - União Futebol Clube - Março/1992 - Estádio Muncipal Joauim Candido da Silva - Brasilândia/MS

  Em pé: Indio, Valter Branco, Zé de Mattos, Zé Carlos, Vander Qauio, Pedrinho, Chicão. João Carlos e Salomé. Abaixados: Nivaldo , Valter Gr...