sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Crônicas: Em busca do ouro de Cuiabá


Fonte: tonomundo.org.br
 O movimento das monções teve início em 1718, quando Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro nas barrancas do rio Coxipó-Mirim, próximo ao sítio onde hoje se ergue a cidade de Cuiabá. Outros sertanistas que acorreram ao local descobriram novas jazidas, tomando-se a região um vasto campo de mineração. Assim, as primeiras monções corresponderam à corrida do ouro que se iniciou rumo à região do rio Cuiabá.

Atraídos pelo novo Eldorado, os habitantes de São Paulo largavam tudo o que possuíam seguindo viagem, por via fluvial, até Mato Grosso. Aos poucos, essas viagens foram-se tomando regulares e mais organizadas. Já não se tratava apenas de levar novos mineradores, mas de abastecer os que lá se encontravam. O roteiro das monções variou no tempo, mas o Tietê era sempre o começo de todas as viagens. Por ele chegava-se ao rio Paraná, de onde era possível alcançar outros cursos d'água, como o rio Pardo.
Após subir o RIO PARDO e entrar por outras correntes secundárias, a monção enfrentava a parte mais difícil da viagem: era necessário passar para algum dos afluentes do Paraguai. Essa travessia era feita por terra, pois as duas redes fluviais estão separadas por um divisor de águas, cujo ponto mais estreito tem duas léguas e meia (quinze quilômetros). Vencido esse obstáculo, era possível alcançar o Paraguai, subir o São Lourenço e, finalmente, o rio Cuiabá.

Nos trechos encachoeirados dos vários rios por onde se passava, todos desembarcavam e a tripulação tinha que abandonar a água e fazer o caminho por terra, arrastando as canoas ou puxando-as com cordas. De São Paulo a Mato Grosso, a monção levava, no mínimo, seis meses de viagem conforme relata SILVA, Paulo e FERREIRA, João, no livro: BREVE HISTÓRIA DE MATO GROSSO E SEUS MUNICIPIOS. (1994: 22)

“Em fins de 1726 chegou a Cuiaba, acompanhado de imensa comitiva, o Capitão General de São Paulo, Rodrigo Cesar de Menezes, numa viagem de seis meses pelos rios Tiete, Pardo, Coxim, Taquari, Paraguai, São Lourenço e Cuiaba. Trouxe consigo tropa, funcionários burocratas, comerciantes, padres, mineradores e aventureiros de toda a espécie, e ainda, um grande e providencial sortimento de gêneros e mantimentos.”

Nenhum comentário:

UFC - União Futebol Clube - Março/1992 - Estádio Muncipal Joauim Candido da Silva - Brasilândia/MS

  Em pé: Indio, Valter Branco, Zé de Mattos, Zé Carlos, Vander Qauio, Pedrinho, Chicão. João Carlos e Salomé. Abaixados: Nivaldo , Valter Gr...